sexta-feira, 23 de março de 2007

Ecumenismo* na Mesquita de Lisboa

ISLAMISMO: Religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Maomé (chamado O Profeta), contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão. A palavra islão significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Os seus seguidores são chamados muçulmanos - muslim, em árabe, aquele que se subordina a Deus. Fundado na região da actual Arábia Saudita, o islamismo é a segunda maior religião do mundo. Perde apenas para o cristianismo em número de adeptos. Os seus fiéis concentram-se, sobretudo, no norte de África e na Ásia. (Extracto do folheto distribuído pelo Padre Antunes na visita de estudo). Este vídeo é a primeira das publicações que irei fazendo, consoante as disponibilidades, das imagens da visita de estudo realizada nos dias 21 e 22 de Março de 2007 pelos alunos do 9.º Ano da Escola EB 2,3 Gil Vicente de Urgeses, Guimarães. A minha opinião acerca deste passeio é muito positiva: por um lado, proporcionou-nos o contacto com religiões que nalguns pontos do Planeta estupidamente se digladiam (como é o caso da Palestina e Israel) e que muitas vezes mal conhecemos, quer por não procurarmos informar-nos convenientemente, quer por recebermos informações falseadas, às vezes propositadamente com o intuito de denegrir e difamar; por outro lado, permitiu-nos observar várias áreas de conhecimento, desde a Arqueologia e a História (Conímbriga), a Geologia e a Espeleologia (Grutas de Mira d'Aire), a Astronomia (Centro Ciência Viva de Constância) e as diversas ciências que se experimentam no Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações. Aliás, devo dizer que fiquei, literal e figurativamente, siderado quando vi aquela nebulosa e o "planeta dos anéis"! Não menos importante, foi também o aprofundar do conhecimento de nós mesmos e das relações interpessoais que esta viagem nos proporcionou.
Parabéns à organização e... obrigado!

(*): Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega "oikos" (casa), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões ou, mesmo, da humanidade. Neste último sentido, emprega-se também o termo "macro-ecumenismo". Em, http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecumenismo

1 comentários:

Anónimo disse...

Corroboro a opinião do colega Zé Pedro acerca da visita. Ajudou a fortalecer os laços de amizade entre aluno/aluno e alunos/professores.Além disso as visitas realizadas foram muito proveitosas e atingiram os seus objectivos.