quarta-feira, 11 de abril de 2007

Partido único

Uma das características do Estado Novo era, tal como nos outros regimes totalitários que estudámos, a existência de um partido único em que o regime se alicerçava (em Portugal, esse partido era a União Nacional). No entanto, devido à opinião pública estrangeira e às pressões exercidas na ONU contra o regime português, Salazar permitiu a realização de eleições para a presidência da República em 1958. O candidato do regime foi o Almirante Américo Tomás e, pela oposição, candidatou-se o General Humberto Delgado. O apoio a este candidato foi de tal maneira entusiástico que Salazar se viu obrigado a reprimir o normal desenrolar das eleições.
Quando, durante esta campanha eleitoral, um jornalista perguntou a Delgado o que faria em relação a Salazar, caso vencesse as eleições, este respondeu: "Obviamente, demito-o!" Em 13 de Fevereiro de 1965, a PIDE assassinou-o em Villanueva del Fresno, próximo de Olivença, em Espanha, junto à fronteira portuguesa. Neste pequeno documentário pode-se ver um excerto da campanha do "General Sem Medo", uma carga da polícia a cavalo sobre os seus apoiantes e agentes policiais a impedirem-no de circular na rua.
A voz é a de Salazar pronunciando um discurso na Assembleia Nacional, actual Assembleia da República, a propósito do movimento de apoio a Humberto Delgado.


0 comentários: