Carreira da Índia
14 de Maio de 1597
Aos 14 do mês em quarta feyra tomey o sol e fiquey em hum grao largo. O vento foi susueste, o mar que do tempo de noite foi mar largo e foi sueste. A proa foi ao sudueste e a quarta do sul de noite e as veses tocava o susudueste, de dia se foi susueste a proa ao sudueste cordeando, e vento fresco e ventante de alguns chuveirinhos. Eu dey a nao hum caminho por outtro ao sudueste e parte a quarta d’aloeste, andou me a nao 20 legoas, o mar vem feito digo estou do Penedo de São Pedro 110 legoas, o mar vem feito do susueste. Oje ha muitos seos grosos do sul donde serão os choveiros. Dé nos Nosso Senhor boa viagem e a Virgem do Rozairo Madre de Deos.
Sobre o nome do sítio, diz o autor: “Carreira da Índia” foi a designação atribuída à ligação marítima entre Lisboa e os portos da Índia (Cochim e Goa), a qual – após a viagem precursora de Vasco da Gama em 1497/1498 – perdurou durante mais de três séculos (até à centúria de 1800), constituindo-se na maior e mais prolongada rota de navegação à vela.
Uma nova ligação em História na Internet, Carreira da Índia, de Leonel Vicente. Sítio dedicado às viagens dos descobrimentos marítimos portugueses, publicando, à maneira de efemérides, relatos diários de navegação. Visitas frequentes obrigatórias!
Aos 14 do mês em quarta feyra tomey o sol e fiquey em hum grao largo. O vento foi susueste, o mar que do tempo de noite foi mar largo e foi sueste. A proa foi ao sudueste e a quarta do sul de noite e as veses tocava o susudueste, de dia se foi susueste a proa ao sudueste cordeando, e vento fresco e ventante de alguns chuveirinhos. Eu dey a nao hum caminho por outtro ao sudueste e parte a quarta d’aloeste, andou me a nao 20 legoas, o mar vem feito digo estou do Penedo de São Pedro 110 legoas, o mar vem feito do susueste. Oje ha muitos seos grosos do sul donde serão os choveiros. Dé nos Nosso Senhor boa viagem e a Virgem do Rozairo Madre de Deos.
Sobre o nome do sítio, diz o autor: “Carreira da Índia” foi a designação atribuída à ligação marítima entre Lisboa e os portos da Índia (Cochim e Goa), a qual – após a viagem precursora de Vasco da Gama em 1497/1498 – perdurou durante mais de três séculos (até à centúria de 1800), constituindo-se na maior e mais prolongada rota de navegação à vela.
Uma nova ligação em História na Internet, Carreira da Índia, de Leonel Vicente. Sítio dedicado às viagens dos descobrimentos marítimos portugueses, publicando, à maneira de efemérides, relatos diários de navegação. Visitas frequentes obrigatórias!
2 comentários:
Obrigado pela referência.
É bem merecido! :)
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